Carteira de Identidade 2ª via

0

A emissão da 2ª via da carteira de identidade só será permitida se a 1ª via for de Minas Gerais e se for por motivo de perda, extravio, documento danificado, furto ou roubo, com apresentação do Boletim de Ocorrência. Para solicitar a 2ª via, o interessado deve se dirigir a uma das unidades de atendimento listadas abaixo, com a documentação exigida, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa feito com o Documento de Arrecadação Estadual, DAE, que pode ser emitido acessando o link abaixo e pago em qualquer um dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil e Bancoob.

Exigências

As pessoas carentes têm direito a isenção de taxa, desde que apresentem a Declaração de Pobreza, que pode ser preenchida de próprio punho com assinatura de duas testemunhas, em formulário próprio que pode ser obtido nas Unidades de Atendimento listadas abaixo. Para emissão da 2ª via da cédula de identidade de crianças, acompanhadas de responsável legal, ou adolescentes, são exigidos os mesmos documentos listados abaixo.

A pessoa incapacitada de se locomover, por doença ou deficiência física, pode ser atendida na residência ou no hospital. Basta que alguém da família dirija-se a uma das unidades de atendimento munido de atestado médico e preencher um requerimento próprio solicitando a visita. A 2ª via da identidade de pessoa sem impressão digital, por nascença, doença, ou acidente, é emitida em qualquer uma das unidades de atendimento, desde que observadas as normas estabelecidas pelo Instituto de Identificação, informando à Divisão de Datiloscopia o motivo da ausência dos dedos, se a anomalia é congênita ou adquirida.

A pessoa naturalizada brasileira deve apresentar o “Título de Naturalização”, emitido pelo ministério da justiça. Para os portugueses é exigido o “Certificado de Igualdade de Direitos”, ou o “Título de Naturalização”, emitidos pelo Ministério da Justiça. Se a 1ª via da Carteira de Identidade for de outro estado, o interessado deverá solicitar a 1ª via. A 2ª via da Carteira é válida em todo o território nacional.

Documentos

  • Duas fotos 3 x 4;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (originais);
  • CPF (opcional);
  • PIS ou PASEP (opcional);
  • Comprovante de pagamento do DAE (Documento de Arrecadação Estadual);
  • Cópia do BO se for necessário a apresentação (casos de furto, roubo e extravio).

Taxas

Taxa para emissão: R$ 10,91

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade